Gabriel Bandeira ganha 14 medalhas e quebra 11 recordes no Global Games
MatériaMais Notícias
da pinnacle: O paratleta Gabriel Bandeira, mais conhecido pelo apelido Bill, poderia ser considerado o Michael Phelps do esporte paralímpico, tal é a versatilidade e potência do atleta. Um dos maiores nadadores do Brasil e fechou o Global Games com um desempenho impressionante conquistando 12 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e quebrou 11 recordes diferentes: Mundial, Américas e de Campeonato.
continua após a publicidadeRelacionadasMais EsportesPeña provoca Amanda Nunes após anúncio da aposentadoria: ‘Está morta para mim neste momento’Mais Esportes14/06/2023TênisAlcaraz confirma presença no ATP de Buenos Aires em 2024Tênis14/06/2023Mais EsportesSuplementação no MMA: nutricionista Paulo Peçanha analisa dieta nutricional de lutadoresMais Esportes14/06/2023
da dobrowin: – Foi uma competição com vários imprevistos, eu acredito que nas condições que a gente estava, foi uma competição com ótimos resultados – avalia Gabriel.
O atleta de Indaiatuba, interior de São Paulo, começou aos 10 anos a natação convencional. Em 2016, um antigo técnico suspeitou que Gabriel poderia ser classificado como paratleta, mas a chamada para um timeMinas Tênis Clube, de Belo Horizonte,animou o rapaz e desistiu de fazer os exames.
continua após a publicidade
Em 2019, o rendimento do atletacaiu e Gabriel pensou em se afastar das águas. Foi quando decidiufazer o exame para saber se a causa tinha relação com algum comprometimento. O resultado veio em 2020, classificado como apto a competir no esporte paralímpico pela categoria S14 para deficientes intelectuais.
– O Bill é o melhor atleta adverso do mundo. Ele tem um nível de autocobrança superior a muitos. Tem um perfeccionismo e uma garra que ele mesmo se automotiva, sem precisar das minhas cobranças como técnico – conta o técnico Alexandre Vieira.
continua após a publicidade
Hoje, ele faz parte do Praia Clube o melhor clube paralímpico, 9 vezes campeão em modalidades. Em julho ele participará do Mundial que é a primeira seletiva para Paparan e em setembro participa da segunda seletiva, ambas contam como índice para os Jogos Parapan-Americano de 2023.
– A minha expectativa é melhorar as minhas marcas e buscar o lugar mais alto do pódio e ouvir o hino do Brasil várias vezes – afirma o atleta.
Gabriel Bandeira é um dos 45 atletas que a Petrobras apoia para as Olimpíadas de Paris 2024.
Tudo sobre
Gabriel Bandeira